A cerimônia deste ano de entrega do maior prêmio do cinema mundial, o Oscar, foi mais um marco na carreira de Lady Gaga.

Sua primeira indicação à premiação por Til It Happens To You, em parceria com Diane Warren foi bastante celebrada. Porém, Gaga não saiu com a estatueta dourada, perdendo para Sam Smith.

Apesar disso, a noite foi memorável por conta de sua performance ao piano, emocionando público e crítica ao trazer sobreviventes de abusos sexuais ao palco.

A canção de Smith, de Spectre, "Writing's on the Wal", que vendeu cerca de 4 mil downloads digitais na semana anterior ao Oscars, até 25 de fevereiro, vendeu perto de 22 mil downloads digitais na semana da cerimônia, até 03 de março, segundo a Nielsen Music. É um aumento de 466% nas vendas.

Apesar de Smith ter sido o vencedor na categoria, a canção de Lady Gaga vivenciou um aumento de vendas muito maior. "Til It Happens to You" vendeu menos de 2 mil downloads durante o período de vendas pré-Oscar. Durante a semana da premiação, a canção subiu para cerca de 28 mil, caracterizando um aumento de 2120% nas vendas.

Sem dúvidas, a performance de Gaga, no 88th Academy Awards ajudou a impulsionar a música para a sua melhor semana de vendas digitais. De acordo com a página do YouTube de Gaga, "Uma parcela de vendas da música será doado às organizações que ajudam sobreviventes de violência sexual."

Ambos, Gaga e Smith, tiveram vendas maiores que The Weeknd, que fez uma performance de "Earned It", de Fifty Shades of Grey e que alcançou um aumento de 131% nas vendas.

Fonte

Tradução por Raul Kul