Em consequência da recente morte de David Bowie que teve lugar há poucas semanas, o portal online da MTV resolveu listar algumas canções contemporâneas que mostram a influência do ícone oitentista no processo criativo de novas celebridades. Dentre as cinco obras citadas na entrevista, como Q.U.E.E.N, de Janelle Monáe com Erykah Badu, e Digital Witness, de St. Vincent, pudemos ver Applause, primeiro single do álbum ARTPOP de Lady Gaga. Você pode ler a matéria na íntegra aqui ou conferir trechos traduzidos logo abaixo:

Um mês se passou e ainda estamos de luto por David Bowie - por "estamos" quero dizer "eu" e por "luto" quero dizer "negação", já que David Bowie, que aparentava ser mais um conceito do que um mortal, parecia que iria transcender a morte. Ele incorporou todas as formas de vida, desde o material ao etéreo: humano, celebridade, alienígena, anjo. Sua amorficidade, jeito camaleão sem gênero não era parte do atrativo, era a raiz disso. "Ele é como uma espécie de príncipe alienígena. Ele ainda domina meu universo também - tipo, todo dia eu acordo e penso 'O que o Bowie faria?'" Lady Gaga disse para Alan Carr em 2013; "Mesmo agora, ele se transformou em algo que ninguém mais está fazendo," Janelle Monáe disse uma vez a Rolling Stone. Eu não sou a primeira pessoa a escrever isso, e não serei a última, mas como Johnny Marr do The Smiths escreveu na NME, "David Bowie é facilmente o artista mais influente e importante que veio do Reino Unido, por várias razões - há músicos que são influenciados por ele que nem ao menos percebem." A morte de Bowie gerou um sentimento de enganação, um talento perdido simplesmente cedo demais - e não devido às drogas ou de um acidente bizarro, mas sim pelo tempo. Nós nunca iríamos ter anos suficientes com Bowie, que continuou a fazer música boa em seus anos dourados. Sua influência transcende o recipiente humano que ele incorporou, e artistas desde Madonna a Kurt Cobain e St. Vincent já emprestaram e continuam emprestando dele. Dizem que os artistas são tão bons quanto as técnicas que outras pessoas podem roubar deles, e no caso de Bowie, isso equivale a uma coletânea dos maiores sucessos do pop moderno - de outros artistas.

A associação de Lady Gaga com o raio de ZiggyStardust se tornou um roubo bem óbvio quando ela surgiu com "Just Dance" em 2008. Mais sutil, entretanto, são os arranjos de sintetizador e as referências da fama em seu hit do ARTPOP, "Applause", e no jeito que essa música representa a influência de Bowie na carreira de Gaga em geral. Bowie sempre estava se reinventando, e isso é o porquê de músicos como Gaga (ou Madonna, que sempre citou Bowie como uma inspiração), que amam arte conceitual, gravitam em direção a ele. A natureza episódica de suas artes - como capítulos numa narrativa, com cada artista se articulando mais uma vez em cada "fase" - apela à classe de estrelas pop que evitam as gravadoras. ZiggyStardust, claro, também estabeleceu um precedente para os artistas seguintes empurrarem as fronteiras do gênero e sexualidade.

Lady Gaga, que foi recentemente confirmada como uma das celebridades que homenagearão Bowie no próximo Grammy, tinha ele como um de seus maiores ídolos. O que acharam da citação?


Tradução por Adrielle Machado
Revisão por Felipe Pepi e Franz